10 formas fáceis de aproveitar mais o seu tempo.

A maioria de nós luta para encontrar um minuto ou dois extra nos nossos dias. Com o estilo de vida dos dias de hoje, coisas como passar tempo com a família e descansar podem cair no esquecimento.

Mas mesmo com uma montanha de responsabilidades, é possível encontrar truques de poupança de tempo, para aproveitar as coisas que realmente importam. Estão aqui algumas dicas simples que pode começar a praticar hoje, e agradecer-nos mais tarde.

 

1. Agende tempo para si.

Em vidas ocupadas, se as coisas não são agendadas muitas vezes tendem a não acontecer. Marque um tempo para descansar e relaxar. Trate esse tempo como qualquer outra atividade planeada com que esteja comprometida, e cumpra-o. Mesmo que as crianças possam querer fazer um monte de atividades após a escola. Dizer que não pode ser um desafio, mas passar tempo de qualidade com a família e ter pais calmos e saudáveis, ​​é tão importante para as crianças como o desenvolvimento de competências atléticas e criativas.

 

2. Confusão uma vez para duas refeições.

A preparação do jantar pode demorar eternidades, especialmente quando contamos o tempo gasto depois nas limpezas. Tente duplicar a quantidade de cada receita e congelar metade para outra noite. Isso significa que realmente só cozinha e limpa uma vez a cada duas noites.

 

3. Torne-se obsessivamente organizada.

Ser desorganizada pode ser a grande causa de desperdícios de tempo. Gastar tempo repetidamente tentando encontrar, lembrar, comunicar e gerir tarefas é muito mais moroso do que por em pratica um sistema. Diferentes sistemas funcionarão para diferentes pessoas, melhor que ninguém saberá o que precisa para estar no seu melhor!

 

4. Não desperdice tempo.

Muitos de nós teremos períodos de “tempos mortos” nos nossos dias. Sentada no carro enquanto espera por uma criança ou um cônjuge, de pé na fila no supermercado ou banco, etc. Use esses períodos de tempo . Responda a e-mails enquanto está em filas, marque compromissos e faça chamadas telefónicas enquanto espera no carro, ou leve os cães para uma corrida em vez de uma caminhada e obtenha o seu treino em simultâneo.

 

5. Evite interrupções.

Interrupções distraem-na daquilo em que se está a focar atualmente e resultam em perdas de tempo a tentar recomeçar o que ficou em falta. Pesquisas indicam que isso resulta num gasto de aproximadamente mais 25% de tempo global na tarefa.

 

6. Tenha um plano e mantenha-o.

Tenha uma lista semanal de tarefas gerais. Seja administrativas, de limpeza ou domésticas, (ou as três!) ter um registo regular semanal para elas ajudará a levá-las a cabo, bem como a garantir que as coisas nunca se acumulam caoticamente. Por exemplo, marque a segunda-feira como dia de lavandaria, terça-feira como dia de arquivo, quarta-feira para compras de supermercado, etc.

 

7. Identifique o seu horário mais produtivo.

Todos nós temos um certo período de tempo no nosso dia em que somos mais eficientes. (Para a maioria das pessoas, será entre as 8h e as 11h30, mas pode não ser o seu caso). Use essas horas para as tarefas mais desafiadoras que têm que ser feitas naquele dia. Se for uma mãe que fica em casa, isso pode muito bem ser durante o tempo de sono da criança ou o tempo de televisão.

 

8. Acorde preparado.

Faça a sua lista de tarefas pendentes na noite anterior para que quando acordar no dia seguinte, possa começar imediatamente. Isso vai promover um sentido de produtividade e realização no início do dia – o que ajudará a mantê-la motivada.

 

9. Minimize o tempo de viagem.

Um dos cinco principais denominadores comuns nas pessoas mais felizes do mundo é que vivem perto do trabalho. Como resultado, têm mais tempo livre para gastar com as coisas que importam. Quer seja para a escola ou para o trabalho, ou apenas para deixar as crianças nas suas atividades diárias, dê uma olhadela por caminhos alternativos para minimizar o tempo que passa no trânsito.

 

 

10. Aprenda a amar a palavra “Não”.

É um clichê e é igualmente verdade – especialmente para as mães a tempo inteiro.  Só porque as pessoas pedem, não quer dizer que seja possível. O que não quer dizer que nunca vai ser uma opção, mas vai ser preciso esperar até que tenha tempo no seu programa. Isso irá ajudá-la a gerir qualquer potencial sentimento de culpa, enquanto se abstém de cair na armadilha de “demasiados compromissos” mais uma vez.